terça-feira, 5 de abril de 2011

Referência




Você já notou que geralmente usamos as pessoas como referência naquilo que é bom ou ruim? dificilmente usamos a nós mesmos para que os demais sigam os bons exemplos, francamente não sei se isso é modéstia ou puro medo de assumirmos a responsabilidade de sermos referência e influência para os que estão a nossa volta, visto que os olhos alheios terão uma ótica mais crítica a nosso respeito.
Essa é uma bela lição que o apostolo Paulo nos ensina, ela chama para si a responsabilidade para que os Cristãos de Corínto o vejam como um referencial na caminhada cristã, ele diz: Sede pois meus imitadores como sou de Jesus Cristo. Essas palavras transcendem a falsa idéia do cristianismo baseado apenas em palavras, mas sim na atitude e na imitação daquele que foi perfeito. Vale a pena lembrar que Paulo diz sobre si mesmo como o mais miserável dos homens, se incluindo no velho dilema dos cristãos, o bem que quero fazer não faço mas o mal que não quero esse o faço , ele reconhecia suas fraquezas, chegando a afirmar de um espinho na carne que o flagelava, era porém sábio e inteligente, suas palavras ecoam até hoje nas frases de religiosos, filósofos, músicos, pintores , políticos...
Sua confiança porém não estava na sabedoria ou força humana, ele afirma isso ao escrever a igreja de Corinto, mesmo assim Paulo chamou para si a responsabilidade de ser uma influência e referência para os cristãos de sua época, mesmo conhecendo suas limitações e reconhecendo suas fraquezas . Ele não tinha medo de errar ou fracassar diante das pessoas, nem do julgamento das mesmas se ele fracassa-se , acredito que ele tinha essa audácia por dois motivos, primeiro ele escreve aos romanos que se Deus justifica o homem quem poderá condená-lo? Segundo ele relata aos Filipenses sua condição perante Deus e aos homens, que se esquecendo das coisas que para traz ficaram ele avançava para o alvo, afim de ganhar o prêmio que é Jesus.
Você já deve ter visto em alguma  modalidade esportiva em que o atleta em sua corrida rumo ao prêmio , se perde e cai, na torcida não queremos saber se lhe faltou técnica ou força, queremos que ele se levante, mostre seu compromisso com a prova e continue a corrida... que sejamos uma referência ao nosso próximo, não por que caímos mas por que nos levantamos e continuamos a corrida que nos está proposta, continuamos a imitar nosso mestre Jesus nas boas obras, no olhar e falar puro, sem se entregar a maldade que nos rodeia, ainda que erremos ou venhamos a cair, existe alguém na torcida para que nos levantemos e prossigamos para o alvo. Já disse alguém , “ninguém será julgado por cair, mas por não se levantar”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário